Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rooibos

Apenas um blog pessoal... mais um...

Burocracias

02.06.17

Ao ler este texto, lembrei-me de uma situação que me aconteceu há alguns anos.

Quando terminei o secundário, ainda existia o serviço militar obrigatório. Como ia para a universidade, pedi adiamento. Durante os 5 anos em que durou o curso, o serviço militar deixou de ser obrigatório, pelo que passei automaticamente à reserva.

Um colega, também ele na mesma situação, disse-me que eu devia actualizar a caderneta militar. Ele próprio o tinha feito na cidade onde estudávamos, ainda que a sua zona não fosse aquela, porque era um processo simples: ia lá fazer o pedido, consultavam no computador a situação da pessoa e carimbavam a caderneta.

Dirigi-me então ao serviço de recrutamento da cidade, que ficava muito perto de onde eu morava. Entrei e só havia uma senhora sentada a uma secretária. Dirigi-me a ela e disse ao que ia. Respondeu-me ela: "tire ali uma senha". Voltei à entrada, tirei a senha e olhei para ela. "Agora coloque aqui", disse-me. Coloquei a senha na sua secretária e voltei a repetir o pedido. Ela consultou no computador a minha situação, confirmou-me que, de facto, eu tinha passado à reserva, mas disse que não podia carimbar a caderneta porque eu não pertencia àquela zona. Referi que tinha um colega que tinha feito o mesmo ali. Ela respondeu que já tinham feito, mas tinha vindo uma ordem superior a proibir de o fazer.

Tinha então que me dirigir ao serviço de recrutamento da minha zona, mas este ficava a alguns quilómetros da casa dos meus pais, pelo que não me me era prático.

Falei com outro colega sobre o assunto, que também pertencia à mesma zona que eu e que se tinha deslocado ao centro de recrutamento para actualizar a caderneta. Ali, o processo não era imediato. Pediram-lhe para deixar lá a caderneta militar e, passados 10 dias, poderia ir levantá-la. Ele perguntou se não havia outra hipótese, já que ele morava longe dali e não lhe era prático voltar lá. Disponibilizou-se até a passar ali no mesmo dia, algumas horas dias. Disseram-lhe que não, que iria demorar 10 dias, mas que poderia lá deixar um envolope com selo, que eles enviavam para casa.

Não cheguei a actualizar a minha caderneta.

4 comentários

Comentar post