Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rooibos

Apenas um blog pessoal... mais um...

Informação com emoção

29.06.17

Cheguei à conclusão que as pessoas não querem informação. Porque a informação dá-se de forma resumida, apontando os factos concretos. Mais nada. Mas as pessoas não querem esta informação: querem informação com emoção.

As pessoas não querem só saber que há um incêndio de grandes dimensões. As pessoas querem saber isto e querem sentir que estão lá. Por isso as pessoas ficam agarradas aos ecrãs vendo jornalistas a circularem no locais afectados pelos incêndios, vendo pessoas a chorarem e a gritarem pelo desespero de sentir as chamas muito perto, vendo árvores, casas e carros destruídos. Imagino a quantidade de pessoas que se agarrou a estas imagens e chorou como se estivesse lá.

As pessoas não querem saber que desapareceu uma criança. As pessoas querem saber isto e querem sentir que foram elas próprias que perderam a criança. Por isso ficam agarradas aos ecrãs vendo os pais da criança chorarem, entrevistados no quarto que era da criança e que permaneceu igual desde o dia em que esta desapareceu.

As pessoas não querem saber que um homem matou a mulher. As pessoas querem saber isto e querem sentir a dor de perderem aquela mulher e a revolta pelo agressor não ser devidamente condenado.

Hoje, para qualquer notícia se faz um directo, para se levar os espectadores até aos locais dos acontecimentos, mesmo que isso não traga nada de valor ao conteúdo da notícia. Mas está-se lá, no local.

Vieram-me estas ideias à cabeça e escrevi-as sem pensar muito. Estarei errado no que digo? Será por isso que os meios de comunicação (principalmente as televisões) exploram tantos as notícias hoje?

11 comentários

Comentar post