Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rooibos

Apenas um blog pessoal... mais um...

Saudades de escrever #3

02.05.17

Não gosto da palavra "saudade".

Ouvi eu, numa daquelas pseudo-reportagens que só servem para encher uma hora e meia de telejornal, que é uma característica muito portuguesa. Dizia a senhora, entrevistada na rua, que "os portugueses são aquela coisa da saudade"...

Não sei bem o que significa isso. E como não sou de ligar muito a ideias feitas, nunca dei importância ao assunto.

Até porque fujo a sete pés da saudade. Melhor, fujo daquilo que me traz recordações: uma foto, um lugar, uma música... Não é preciso muito para eu viajar atrás no tempo e lembrar-me de grandes momentos que vivi, que me marcaram de tal maneira que queria voltar a vivê-los. Mas não dá: tudo tem o seu tempo. E há muitas coisas que tiveram um fim e não há forma de as trazer de volta.

Às vezes acho este que saudosismo é mesmo uma grande fraqueza minha. Porque boas recordações todos temos, são saudáveis e eu defendo que devemos retirar o melhor delas para ganharmos impulso para andar para a frente. Mas as saudades não nos deviam prender ao passado. Senão entramos na onda do "dantes é que era bom". E acabamos por não viver o presente.

Hoje decidi abrir a página dos blogs. Vi os destaques e li alguns. Depois entrei, abri as Leituras, li e comentei alguns blogs. E percebi que havia aqui novamente um bichinho a chamar por mim.

Ainda que continue sem muito tempo, vou tentar voltar a escrever com alguma regularidade no meu blog. E vou tentar ler e comentar noutros blogs também. Acho que me está a fazer falta.

Quanto a outras saudades, ainda quero tentar perceber como posso lidar com elas.

5 comentários

Comentar post